- Manutenção dos dados atualizados Em média, 15% dos dados cadastrais de um mailing se desatualizam mensalmente. Que tal atualizar o cadastro de seus clientes semestralmente?
- Gestão da RFV Entende-se como RFV o perfil comportamental do consumo de determinado cliente: "R" vem de Recência, ou seja, a observação dos clientes mais recentes em compras; "F" origina-se da Frequência das compras e "V" traz o Valor da compra. Qual é o melhor cliente? Aquele que apresenta elevado RFV, isto é, faz compras de alto valor, recentes e frequentes.
- Atenção aos opt outs Entende-se como opt out a solicitação de retirar o nome de determinado cadastro. É um direito do consumidor, preservado pelo Procon, solicitar a extração de seu nome de determinado mailing. Nesses casos, cabe a pergunta: "Por que o consumidor não quer receber mais newsletter ou informações sobre o meu produto?". Essa indagação pode nos levar a muitos caminhos para evitar o opt out.
- Agradecimentos pelo opt in Ao mesmo tempo, opt in é a permissão que se dá para o recebimento de comunicação. Que tal um "hello" aos novos prospects antes do envio de ofertas?
- Sondagem sobre o grau de satisfação Nenhuma relação é eterna. Muito menos as comerciais, que sempre sofrem ataques de concorrentes, mudanças no perfil do cliente e sazonalidades de demanda. Por isso, as pesquisas de satisfação se mostram importantes ferramentas de avaliação e manutenção da relação entre cliente x empresa. Que tal perguntar ao seu cliente por que ele compra de você? A resposta parece óbvia? Nem tanto.
Fernando Adas é especialista em comunicação de varejo, atendimento e relacionamento em marketing direto. É líder de atendimento e planejamento da FM The Fine Marketing.
PARA PENSAR
"Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem"
Tom Peters
Tom Peters
Fonte: E-Zine VendaMais
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